Muitas organizações estão optando por criar ordem no seu caos, no seu conteúdo espalhado, aproveitando soluções de ECM e de gestão de documentos. Uma solução ECM eficaz irá com certeza reduzir o tempo de pesquisa, o custo de armazenamento e outros problemas ligados ao processo de criação e a vida da informação nas empresas. E o mais importante é que essa ferramenta é, antes de tudo, um conceito que pode ser aplicada em todos os segmentos de negócios.

Relacionamos aqui algumas das diversas e variadas finalidades disponíveis para essa aplicação:

 

  • Ações de apoio ao gerenciamento do conhecimento, ERP, CRM, comércio eletrônico e outras tecnologias
  • Ações de apoio aos processos de fiscalização
  • Atendimento às obrigações impostas pela Lei de Acesso à Informação (organizações públicas)
  • Apoio documental a sistemas de GIS
  • Atendimento a clientes de bancos: extratos de conta corrente, aplicações etc.
  • Atendimento a clientes de serviços utilitários: telefonia, energia elétrica e outros
  • Automação de cartórios
  • Bibliotecas digitais
  • Cartões de assinatura
  • Catálogos de produtos
  • Clipping – Arquivos de recortes de jornais e revistas
  • Contratos de câmbio
  • Contratos de financiamento e leasing
  • Controle de bilhetes de companhias aéreas
  • Controle de depósitos e pagamentos em retaguarda de agências bancárias
  • Controle de documentos arrecadatórios de tributos, impostos, taxas e multas em organismos governamentais
  • Controle do processo de compras
  • Conversão de acervo histórico
  • Conversão de bibliotecas físicas para digitais
  • Conversão de sistema micrográfico
  • Desenho de engenharia e relatório técnico
  • Disponibilização de documentos oficiais, tais como diário oficial
  • Documentação cadastral e societária de empresas
  • Documentação de administração hospitalar
  • Documentação de auditoria (fiscal, contábil, operacional etc.)
  • Documentação de contratação de consórcios
  • Documentação de logística de transportes
  • Documentação dos sistemas de qualidade – ISO 9001, Excelência em Serviços, Inmetro etc.
  • Documentação e acompanhamento de ciclo de vida de produtos
  • Documentação e processos jurídicos
  • Documentação e relatórios diversos, incluindo contábeis e financeiros
  • Documentação eletrônica de escritórios (exemplo: arquivos Word, Excel, Power Point etc.)
  • Documentação em instituições de ensino
  • Documentos das polícias civis, militares, detrans e outros
  • Processamento de Formulários
  • Gerenciamento de documentação em benefícios, incluindo áreas de Recursos Humanos e fundos de Pensão
  • Gerenciamento de ordens de serviço
  • Gerenciamento de processos de concessão
  • Gestão de contratos em geral
  • Gestão de correspondências em geral (fax, e-mail e outros veículos)
  • Gestão e processamento de pagamentos por cheques e cartão de crédito, da consulta ao recebimento
  • Processamento de importação e exportação
  • Processamento de prontuário das áreas de recursos humanos, incluindo recrutamento e seleção
  • Processamento de Prontuário de pacientes em hospitais
  • Processamento de resultados de exames laboratoriais, incluindo serviço de mensageria
  • Processos de crédito imobiliário
  • Serviços de Seguradoras: apólice, sinistro, indenização etc.

 

Aplicações ECM